Rio Doce Terra

# Augusto Xavier

Juninho Lobo

É ousadia de minha parte , falar um pouco desta pessoa incrível que foi Augusto Gomes Xavier , mas vamos lá , pois faz tempo  que gostaria que alguém fizesse isso , afim de  prestar uma homenagem à ele neste portal .

Augusto Gomes Xavier , foi um primoroso carpinteiro , o qual tive o prazer de o tê-lo como vizinho e  convivido por um bom tempo com ele  ainda quando eu era criança . Ele era solteirão , boêmio , poeta , porém pessoa de pouco estudo , mas com ar de intelectual e de gostos nobres , como por exemplo pela literatura e pela música . Infinitas vezes , meu pai repetia-me : foi Augusto que me apresentou "Castro Alves" e outros escritores , os quais tiveram grande importância na minha formação e personalidade .

Outra particularidade do Xavier  , era a facilidade e a desenvoltura que  tinha de conviver e se relacionar entre os jovens e até mesmo com as crianças . Inúmeras vezes  me chamava para ajudá-lo a armar aratacas afim de capturar gambás no porão de sua antiga casa  ... Era uma farra quando nos deparávamos com um "trançando as pernas" ... a ísca da  armadilha era “cachaça” ...

Pessoa muito estimada , gozador e fanfarrão , “Dutinho” não dava espaço à tristeza e melancolia , vivia sempre “armando das suas” . Lá pelos anos de 1950 , amarrou um enorme galho de mangueira no trem de ferro , que quando partiu da estação , provocou um tremendo barulho com a formação de uma gigantesca nuvem de poeira , que beatas e fanáticos acreditaram ser uma bomba atômica que tinha acabado de ser detonada . Molecagem sadia era com ele mesmo  . Jamais ouvi alguém falar mal ou criticá-lo . Até quando fazia “uma das suas”  , tinha gente que o aplaudia e dizia: Isso é coisa do Xavier...

Já com a saúde debilitada , faleceu em 1989 nos deixando muita saudade . Jamais será esquecido em nossa cidade , pois sua passagem por este “planetinha” deixou marcas muito positivas .

Lembramos de você Augusto , com muita saudade e satisfação de poder ter sido seu amigo ao longo de sua estadia por aqui .