Rio Doce Terra

# Datas Marcantes na história de Rio Doce

Juninho Lobo

1864 – Em 13 de junho aconteceu a fixação do cruzeiro de Santo Antônio no local onde hoje é o adro da igreja matriz. Nesta ocasião a atual cidade ainda não tinha morador e esse ato pelo menos pra mim significou o nascimento de Rio Doce . Esta iniciativa foi coordenada por Antônio da Conceição Saraiva. Neste mesmo ano, mais precisamente em 28 de outubro, nascia Adélia Saraiva , a 1ª filha dos fundadores de Rio Doce : Antônio da Conceição Saraiva e Virginia schmidt Bernabeau

1865 – No dia 13 de junho é inaugurada a capela de Rio Doce com a presença do padre Justino de "Saúde" e alguns outros convidados do Saraiva.

1885- Em 21 de dezembro é inaugurada estrada de ferro Leopoldina Railway

1886 – Em 25 de junho o Imperador Dom Pedro II vem a Rio Doce no escritório do Carmo.

1890- Surgiu a primeira escola de Rio Doce, a qual  funcionava na casa da professora Maria Belmira da Trindade (Sá Mestra). Esta residência hoje é propriedade do Sr. Ladinho Moura e está localizada na Travessa Trindade.

1897- Em 29 de abril foi instalado a agência dos  Correios em Rio Doce e o sr. João Paulo dos Santos foi seu primeiro funcionário.

1929 – Chegava em Rio Doce o primeiro rádio. O mesmo foi  adquirido pelo Cônego Trindade. O aparelho era gigantesco e chamava a atenção da curiosidade de todos. Uma máquina que conversa !

1934 – Chegava em Rio Doce a Cia. de Força e Luz Ouropretana .


1937- Em 12 de março foi fundado o Grupo escolar Cel. João José através do decreto 772 durante o governo estadual de Benedito Valadares Ribeiro. Francisca Pinheiro foi a primeira diretora por um período de 10 anos.



1949-No dia 20 de janeiro, durante uma forte chuva e com falta de energia elétrica, aconteceu um acidente de trem bem no pontilhão próximo a casa do Sr. José Real .Felizmente ninguém se feriu gravemente.


 

1950 : É inaugurada a primeira hidrelétrica de pequeno porte no município de Rio Doce, mais precisamente na comunidade do Funil . Está hidrelétrica é de propriedade da fábrica de tecidos Fabril Mascarenhas na cidade de Alvinópolis .A energia gerada é utilizada nos equipamentos da empresa e proprietária citada acima .  Em 1975 foi inaugurada a segunda hidrelétrica da Fabril Mascarenha em nosso municipio . As usinas I e II  se encontram em operação até os dias atuais .


1956 :É aberta a primeira instituição bancária de Rio Doce . O Banco Financial da Produção que funcionou por aproximadamente 2 anos abaixo da residência do Silvério dos Santos. A instituição tinha como gerente o Sr. Geraldo de Freitas “Dr. Nozinho” e como funcionária trabalhava a Dona Esmeralda.

1957- Um grupo de jovens de aproximadamente 13-14 anos, querendo ter Rio Doce somente para eles, resolveu colocar formicida Blenko na caixa-dágua da cidade . Minutos após do feito, quando a mãe de um deles resolveu tomar água, o filho começou a chorar e toda a arte da molecada que poderia ter sido uma tragédia foi descoberta. Foi lambada em todo mundo e felizmente não tivemos baixas ."Na época não existia conselho tuletar".

 

1957- Em 26 de setembro houve uma terrível chuva de granizo em Rio Doce que destruiu o telhado de todas as  casas.As pedras de gelo chegavam a ter o tamanho de uma laranja . A gravidade da chuva foi tamanha, que o evento da natureza foi até noticiado na rádio Nacional do Rio de Janeiro através do repórter ESSO. Há quem afirme que foi encontrado granizo do tamanho de uma bola de futebol.



1962- Em 30 de dezembro acontece a emancipação da cidade de Rio Doce ,baseado no decreto 2746 e assinado pelo governador José de Magalhães Pinto.



1963 : Em 27 de junho é  instalada em Rio Doce a agência da Caixa Econômica Estadual, “Minas Caixa”.

 

1963- Em 3 de setembro toma posse o primeiro prefeito de Rio Doce :Sr. Diamantino Lobo Pereira.

 


1965: É construída e inaugurada a Ponte que liga Rio Doce a Ponte Nova, também conhecida como Ponte do Soberbo .




1965- Acontece no dia 14 de dezembro através da  lei 3749 do então governador José de Magalhães Pinto, a criação da escola Normal Oficial Maria Amélia. O padre Pedro Lopes da Silva, foi designado então como o primeiro diretor da instituição.


1966: Chega em Rio Doce em 29/10/1966 , a CEMIG “companhia energética de Minas Gerais” e simutâneamente é desativada a Cia. de força e Luz Ouropretana.

 

1971: Em agosto deste ano ,é definitivamente desativada a linha férrea que servia a Rio Doce.

 


1973- Acontece a reinauguração e reforma da agência da Minas caixa com a presença do Senador Magalhães Pinto. Também o ex governador recebeu da câmara municipal homenagem por serviços prestado ao município .Inúmeros políticos regionais e estaduais se fizeram presente nesta ocasião.



 

1977- É instituído o Rio Doce clube com sua sede campestre.



 

1977- É inaugurado a unidade de saúde Marieta Lobo Pereira.

1982- operário F C é campeão de futebol regional.



 
1983-É inaugurada a agência do Banorte "Banco Nacional do Norte".  Esta agência se manteve na cidade até o ano de 1986 .


1983- Surgi as primeiras discotecas de Rio Doce. A primeira funcionou no bar do Milton Beleza ao lado da ponte, onde hoje é a policlínica municipal. Após este período foram surgindo outras em pontos diferentes como na linha, no colégio ,no multiplo-uso etc.


1987 - Em 10 de outubro é inaugurado o belo prédio da prefeitura municipal de Rio Doce.



 

1989 - A estrada principal que liga Rio Doce a toda região é asfaltada.

1991- É fechada a agência da Minas caixa em Rio Doce .

 
2002- No dia 1 de janeiro é inaugurada a ampliação do posto de saúde municipal que passa a ser chamado de (Unidade básica de Saúde) Marieta Lobo Pereira ou policlínica .



2003-  Vai ao ar pela primeira vez, em 5 de maio a rádio Radio Doce Terra Fm





2004- no dia 7 de setembro inicia o funcionamento da usina hidrelétrica de Candonga. A mesma  tem capacidade de gerar 140mw/h,  custou cerca de 50 milhões de dólares .


2005 - Em 1/5 é Inaugurado o centro de Múltiplo-uso Madalena Martins Lima através da recuperação de um prédio público quase em ruínas. Este espaço é utilizado para festas e eventos em geral.






2008-É criado o primeiro site de Rio Doce www.riodocenanet.com.br


2009- Surgia em Rio Doce em dezembro de 2009 a telefonia celular.


2010- Em 26/11 vai ao ar o site www.riodoceterra.com.br vem substituir o riodocenanet


2012- Inicia as obras do primeiro bairro planejado de Rio Doce . “Bairro Graminha”.


2013 - Em 15/11/13 é inaugurado o novo sistema de abastecimento de água de Rio Doce .

2015: Em 06/11/2015 , chega ao leito do Rio Doce às 07:00 da manhã ,os resíduos de minério da "avalanche de lama" vindo da barragem de fundão da cidade de Mariana . Aí se dava o maior desastre ambiental do Brasil em seus 515 anos de descobrimento.A Samarco é a mineradora responsável pela tragédia.


 

                   Novos marcos serão inseridos futuramente.