Rio Doce Terra

# Eurico, destaque esportivo Riodocense

 

Juninho Lobo (07/2007)


É com grande prazer e satisfação que venho falar desta figura que é o Eurico Matias , um grande amigo desde a infância , pessoa séria e dedicada ao esporte , segmento este importante ao ser humano para um bom relacionamento social, para sua saúde física e mental .


Baseado nas qualidades citadas acima , Eurico hoje é referência em esporte em nossa região .
Sua vida esportiva começou ainda cedo , na infância , onde se destacava entre nós , seus contemporâneos . Aos 17 anos de idade trabalhava em uma loja de auto-peças em Ponte nova , quando surgiu uma oportunidade dele jogar num dos maiores palcos de futebol do mundo , o Mineirão , fazendo uma preliminar de um dos maiores clubes de futebol do planeta , " Cruzeiro Esporte Clube" .Numa partida entre o Cruzeiro e o Nacional do Uruguai pela supercopa dos campeões em 1987 , o Juniores do Cruzeiro iria jogar contra o time da Bartofil de Ponte Nova , equipe na qual Eurico atuou fazendo assim a preliminar do jogo internacional . Foi “batata” ; após o jogo os diretores do Cruzeiro encantados com o futebol jogado por ele , caíram matando e não queriam nem que ele voltasse para Ponte Nova . O interessante é que ele estava nervoso com aquela quantidade de gente lhe assediando e fazendo proposta , portanto o que ele queria mesmo era comer ...estava morto de fome e com os bolsos cheios de maçã ...e o Mineirão com 100 mil pessoas naquele momento.Não teve jeito de convencer o cara. Voltou para Ponte Nova e quando chegou na segunda feira no serviço , seu chefe lhe deu uma bronca e lhe perguntou o que ele estava fazendo ali ainda . Seu chefe era Cruzeirense fanático e os diretores do Cruzeiro já tinham contactado com ele afim de facilitar a ida do Eurico para a Toca . O dono da loja falou o seguinte com ele . Você vai agora para Belo Horizonte e o tempo em que você ficar por lá eu continuo te pagando ...entendeu ?
Conclusão : foi para o Cruzeiro e fez uma carreira bacana . Defendeu os times do Cruzeiro ,Araxá , URT , Mamoré , Patrocinense e Aliança do Peru . Dividiu um quarto na Toca da raposa com Ronaldo Nazário de Lima "o fenômeno" , disputou inúmeros campeonatos mineiro , copa São Paulo de futebol Junior , foi campeão mineiro da segunda divisão pelo Araxá ,defendeu o Aliança do Peru por empréstimo e retornou a Rio Doce em 1997 se tornando professor da escolinha de futebol da cidade. Aos 38 anos é ainda atleta do ECR , onde foi um dos poucos jogadores a se destacar no Campeonato Regional do açúcar deste ano . Seu objetivo tem sido formar grandes craques através da escolinha que coordena em Rio Doce. Parabéns Eurico pela seriedade do seu trabalho e pela referência esportiva regional que você é , motivo que envaidece qualquer Riodocense que se preze.