Rio Doce Terra

# Comente estas imagens

O portal Riodoceterra vai disponibilizar semanalmente uma foto para que os internautas a comentem . O comentário deve ser enviado para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e o mesmo vai ser divulgado abaixo da foto . Pedimos para que os internautas preferencialmente se identifiquem no comentário .Podem comentar todas as fotos desse link e não só a da semana .



Foto 016
A exuberância feminina tomou conta do carnaval 2013 em Rio Doce...Que linda e graciosa...

Comentários:

Foto 015
Ai que susto , que trem grande , enorme, imensa...(o empresário Bruno Ferrari se assustando com a onda).

Comentários:
1-Viviany Martins
Parece montagem, mas, não é. O nosso famoso DJ Riodocense em praias do Estado de Sergipe, pegou o momento exato que a onde surgiu. Esta praia está sendo engolida pelas ondas do mar, várias casas já foram destruidas pelas ondas. Se pesquisarem, irão ouvir falar dela como uma das praias que já foi considerada uma das mais belas do nosso País, quiça do mundo, são o que os guias locais dizem.

E o nosso Bruninho, muito espirituoso que é, arrasou na foto. Perfeito. E não é montagem, pois, estava lá, e quem tirou a foto foi a Cecília.


Foto 014
Cena do cotidiano riodocense na década de 60 . A imagem fala por si só .

Comentários :


Foto 013
Antiga estação ferroviária de Rio Doce construída no final do século XIX e que será restaurada brevemente .

Comentários:
1-José Alberto Barreto
Juninho,tou "comentarista" demais, né? sempre fico receoso de ser intrometido e estar avançando sinais...
Mas esta foto! a ferrugem nas rodas metálicas do que sobrou do veículo (como era mesmo o nome dele?), os dormentes carcomidos, a mancha de barro nos muros, o "verdíssimo" dos vegetais, o acinzentado do céu... era tempo de chuva e o sol deu uma aparecidinha só para iluminar nossa Estação, menina pobre sob holofotes, feliz com a promessa de "roupa nova" e carinhoso "banho de loja" que lhe devolverão a beleza e a prepararão para novos capítulos de sua longa, rica e, para mim também, comovedora história... que belo presente de natal para Rio Doce! que venham os novos tempos! e que me sobrem vida e saúde, nesta "encadernação", para vê-la como a viram os olhos de meus avós!

2-Anônimo
A foto de Nº 13 é mais um de nossos belos cartões postais.
A notícia da restauração da Estação Ferroviária dará maior dignidade ao prédio que fez parte de tempos áureos de nosso antepassados.
Que seja um belo recomeço.

Foto 012
Túnel vivo de Sansão-do-campo com 700m de extensão ,na estrada a caminho de Santana do Deserto próximo a fazenda da Floresta . Imagem lindíssima e cartão postal de Rio Doce .

Comentários:
1-José Alberto Barreto
Uma das mais belas fotos que já vi. O fotógrafo é um artista! A TVGlobominas está fazendo um concurso de fotos sobre paisagens mineiras. Se fosse minha, mandaria, com esperança de ser premiado.
Se eu fosse um poeta de verdade, transformaria a foto - poesia pura - num poema

2-Maria do Carmo de Botelho Resende < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>

Vários caminhos nos levam à nossa querida Rio Doce mas um deles é privilégio de poucos...esse que leva Rio Doce ao seu distrito de Santana do Deserto e à "Unidade de Conservação Paraíso", aliás, porque não transformar a UC Paraíso em um parque a ser explorado pelo município de Rio Doce. Pra quem conhece, é fantástico e pra quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, vale a pena conferir. Grande abraço aos meus conterrâneos e à minha cidade maravilhosa.
3-CELIA APARECIDA LEANDRO < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>

José Alberto Barreto, fiz o poema baseando-me na "foto 12 ", mas por mais que queira expressar-me, posso te dizer que a paisagem já é um poema.
Aqui vai o poema.

Tunel de emoções
Vida que se exprime
Se reforça no caminhar...
No intenso verde das folhas
Rumo ao azul do céu
Como pessoas altivas
Agraciadas pelo seu respirar.
Sob este céu de intensa cor
Como um tapete ao vento
Folhas secas, se espalham
Se curvam perante a vida
Num majestoso entoar.
E neste misturar de cores
Somente um Poderoso Pintor
Quis um dia a nós ofertar.

Célia Leandro


Foto 011
Imagem da ponte do Soberbo em construção nos meados dos anos 60 .

Comentários :
1-José Alberto Barreto
Juninho,de filósofo de beira Rio Doce: quanta água passou antes, durante e depois da construção dessa ponte...

2-Ambientalista riodocense < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>

Além do valor histórico, mais interessante é observarmos o volume de água do rio Doce. Temos ouvido e até mesmo lido, que o rio Doce tem sua vazão diminuída com o passar dos anos mas tudo leva a crer que isso não passa de pura especulação, porque o volume de água do rio Doce parece que tem se mantido com o passar das décadas. Um coisa é certa, a poluição e degradação, tem aumentado assutadoramente. Tudo isso graças ao "progresso" das influentes , empobrecidas e decadentes cidades polo da nossa região, Ponte Nova e Viçosa.

3-Juninho Lobo
Gostaria de complementar o comentário acima . A primeira coisa que observei foi realmente o volume de água que realmente parecia muito pequeno a 50 anos atrás .Agora temos que nos atentar para uma série de fatores:Será que parte da água não foi desviada para a construção da ponte ? será que quando foi tirado a foto não acontecia uma seca muito grande ?
Outra coisa : apesar do volume da água parecer pequeno na época , com certeza o assoreamento era menor , a qualidade da água era melhor e a diversidade de peixe provavelmente maior também. Não podemos pensar no volume de água sem esquecer da qualidade dela . Mas foi muito bem vindo e interessante o comentário acima .

4-Ecologista Riodocense < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>

Acredito que o comentário do "ambientalista riodocense" foi não só bem vindo, como também é bastante pertinente e que sirva de alerta às cidades maiores de nossa região, que não tem plano de manejo e tratamento do esgoto despejando-o "in natura" em nosso rio Doce, que deveria ser tratado com mais respeito. O município de Rio Doce, em mais esse quesito, tem dado um verdadeiro exemplo. Coleta o lixo e o esgoto, faz a reciclagem e a compostagem do lixo como também trata 100% do esgoto urbano. Da-lhe RIO DOCE!
Quanto ao desvio do rio para a construção da ponte, não vejo qualquer opção, isso pra quem conhece a região à montante da ponte e também porque dos dois lados temos córregos que são afluentes do rio Doce e grandes elevações montanhosas, portanto impossível desviá-lo nesse local.

x-x-x-x-x-x-xx-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-x-x-
Foto 010
Escrete Universitário Riodocense em 1977 : Eduardo ,Fernando , Nuchinha ,Antônio , Tico e Helcinho . Júlio , Fernandinho , João Carlos ,Cadinho , Nonô e Serginho .

Comentários:

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Foto 009
Evento político em 1973 com presença do ex governador Magalhães Pinto . Também na foto o srs: Prefeito Heitor Dornellas ,Sebastião Viana , Oscar Lobo e Padre Sebastião

Comentários:
1-RIODOCENSE AUSENTE < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>

1-A foto dessa semana retrata um fato histórico marcante para o município de Rio Doce, com a visita do ilustre governador de Minas Gerais para a inauguração da Minas Caixa em nossa cidade. Além dos já mencionados personagens na foto seria interessante a sua ampliação (zoom) para que pudéssemos identificar outros riodocenses que fizeram parte dessa foto. Consegui ver algumas pessoas com Felício (Jó )e Ruizinho e por aí vai .... mais alguém consegue identificar outros riodocenses?
A história de um povo é o retrato de sua cidade e Juninho retrata muito bem com "causos" e fotos, uma pena que poucas pessoas tem se manifestado, caso contrário possibilitariam a viabilidade de mantermos vivas as nossas tradições e histórias para as novas gerações e novas idéais para continuarmos buscando o progresso para a nossa Rio Doce
Abraço meu Rio Doce e meu povo riodocense.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Foto 008
Paisagem rural de Rio Doce . Foto tirada em frente a Fazenda do Engenho . Cerca, lua, mata e entardecer .


Comentários:
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Foto 007
Praça Helder de Aquino por volta da década de 30 . Na foto "comercial Pereira e Pereira" dos irmãos Augusto e Tonico Pereira . Hoje temos no local a padaria Santana . Mais atrás as residências do Sr. Tonico Português , Irmãs Pereira e Sr. José Pereira .

Comentários :

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Foto 006
Luciano Rogério "o Mr Dollar" ao centro da foto dublando o Rei do Rock num programa na TV Tupi com apenas 16 anos .

Comentários:
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Foto 005
Conceição (ção) , Savinho , Loloja , Nenem , Sãozinha , Julinho e Marietinha em 1983 numa festa junina no Rio Doce Clube .

Comentários :
1-Amigos para Sempre < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>
Riodocenses que fizeram e ainda fazem a história de nossa terra. Terra de grandes amigos, muitas festas e grandes recordações e lembranças de um tempo onde os amigos inseparáveis estavam sempre presentes, na Festa de Santo Antônio e Santana, feriados, Carnavais no Clube de Silvério, Bailes dos Riodocenses Ausentes no Rio Doce Club etc.
Gostaria também de ver como esses meus amigos se encontram hoje . Abraço pra Sãozinha, Loloja, Nenem de Bibi, Marietinha, Savinho e Julinho do Gambá.
Saudoso abraço em todos vocês meus amigs que também fizeram parte da minha história.


2- Francismar de Oliveira Lopes < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>
Essa foto se trata de uma das festas juninas realizadas no Rio Doce Clube. A reunião aí, de parte da comissão organizadora, se trata de um pós festa pra mais uma das comilanças depois de evento e olha que era regada a muita cerveja e "otras cossitas mas". Muita saudade mesmo desses bons tempos de Rio Doce, quando a amizade estava acima de políticas que vieram deteriorando com a nossa sociedade.
Precisamos retomar as festas do Rio Doce Clube e convidar a todos que estão sumidos da cidade. Temos esse site que tem divulgado as notícias de Rio Doce e acredito então que seja um contato precioso para o planejamento de um novo encontro, no Rio Doce Clube, com todas as gerações que já frequentaram e ainda frequentam essa cidade. Uma chopada, churrasco, festival de sorvete......pra reunir todas as gerações de riodocenses e pessoas que verdadeiramente se importam com a nossa cidade.
Tudo isso deveria ser organizado com antecedência pra que todos possam se planejar e comparecer. Seria muito bom rever os riodocenses e a nossa querida cidade natal.

3-André Souza < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>
Velhos e bons tempos com amigos riodocenses.


x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Foto 004
Foto tirada em Março de 1981 no Rio Doce Clube "bons tempos" . Nonô , Marcinha ,Cote , Lídia , Savinho e Luiz Fernando .

Comentários:
1-Canário mol < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>
Gostei de ver as fotos dos amigos e todos que tive o prazer de conhecer. Uma boa ideia juninho de ter lembrado das pessoas que fizeram parte da doce terra e das que ainda fazem parte, parabéns amigo.


2-Geraldo Magela Silva O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Muito bom rever imagem dessas pessoas que conheci,gente maravilhosa,pena que uma não esta mais entre nós.
Estou feliz por rever a a Lídia e o savinho,mesmo que por fotos ,nos três fizemos parte da turma de formando
de 1977 da E.E. Maria Amélia.Obrigado por me proporcionar este momento.

X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
Foto 003
Foto tirada em junho de 1964 no Areião . Olha que timaço:
Da esq. para direita (de pé) :Paulo Cícero , Gildo Ferrari ,Geraldo Rulinha , Marinho,Humbertim Cenachi e Zé Maria de Araújo .
Agachados: Luisinho de Zeca , Luiz Carlos ,Cadinho , Manoel Augusto e Zé Mauro de Pascoal Real




Comentários:
1-

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Foto 002
Esta foto 002 , representa a bela paisagem rural Riodocense . Colinas ao entardecer próximo a comunidade da Tapera , expressa o relevo topográfico e a cobertura vegetal de nossa região , com cursos dágua no fundo do vale .

Comentários:
1-Claudia < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>
A beleza e perfeição da paisagem que admirei na foto nos mostra como a nossa cidade é linda, não sendo mineira sinto alegria em afirmar que terra maravilhosa essa tal de Minas Gerais!

2-Helcinho < O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Está foto é realmente demais . Que saudades de Rio Doce .

3-Nem de Sô Hélio
Realmente a foto demonstra a exuberância das montanhas riodocenses.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Foto 001
Esta foto foi tirada em 26/06/1921 mostrando Rio Doce como era na época . Podemos observar que o centro da foto é a praça do jardim (Helder de aquino) . Aguardamos seus comentários ...


Comentários :
1-(José Alberto Barreto )
Rio Doce no tempo dos bisavós e avós da maioria dos atuais moradores

2- (Juninho Lobo)
Que bom Barreto , que essa foto lhe trouxe lembranças tão bacanas do passado .

3-Helcinho Carneiro (Vila VElha-ES)
Esta foto é realmente demais . Que saudade de Rio Doce

4- Nem de Sô Hélio
Esta foto mostra o quanto Rio Doce cresceu. Basta verificar o morro da torre sem nenhum casa. Savo melhor juízo, a casa de seu Bisavô juninho, onde hoje é o prédio da Prefeitura, que tive o prazer de conhecer, apesar de ainda me considerar um jovem, me trouxe grandes momentos de recordações.