Rio Doce Terra
                                                 
Atualizado em: 16/10/2017 às 15:42 horas                              

# Sabonetes mágicos

Claudia Miura

Eu adoro os comerciais de sabonetes mágicos, aqueles que matam qualquer bactéria e prometem deixar seus filhos totalmente livres desses microorganismos. É cômico demais! Como viver longe desses danadinhos simplesmente usando um sabonete.

Só para começar quando inalamos o ar que respiramos como um ar puro, sem poluição e nos sentimos vivos, inalamos junto uma grande comunidade de vírus e bactérias existentes no ar. E aí? O que fazer? Colocar o sabonete no nariz?
Eles estão por todos os lados, desde a superfície até altitudes mais elevadas, em todos os continentes,estima-se que a massa microbiana total seja 25 vezes maior que à massa total da vida animal. Para ampliar o nosso conhecimento o corpo humano tem 10 bilhões de células e 100 bilhões de microorganismos. Com o carnaval chegando é bom saber que só na língua existem 7947 espécies  de bactérias. Imagine agora você na Bahia, curtindo aquele carnaval que todo mundo beija todo mundo, que grande “troca de amiguinhos” estaremos realizando, a população de bactérias faz a festa, quantos sabonetes teríamos que comer? Entrando nesse universo, o canal vaginal possui aproximadamente 2062 espécies de bactérias que convivem amigavelmente conosco e atuam contra as bactérias nocivas, atrás das orelhas encontramos 2359 espécies que nos auxiliam contra o crescimento de fungos na pele. Pense bem no que você vai aprontar neste carnaval e não acabe com o estoque de sabonetes contra microorganismos da sua cidade. Bom divertimento!